
Élio Maia, que falava durante a reunião pública do executivo realizada na Junta de Freguecia de Cacia, adiantou, também, que a Câmara pretende complementar o projecto com "uma zona mais abrangente de espaços de lazer e desporto" a apresentar na mesma altura.
O edil lembrou os benefícios da pista de remo "na defesa da agricultura e riqueza natural da zona" que estão sob ameaça das águas salgadas.
A construção do equipamento reclamado há meio século vai envolver a empresa de celulose Portucel que tem uma fábrica na localidade e assumirá "uma quota parte significativa" dos custos.
Élio Maia quis com este anúncio "dar continuidade" ao projecto elaborado por anteriores executivos que "no essencial" não sofrerá alterações.
A conclusão da pista está prevista para o final do ano de 2007, embora o autarca não possa, ainda, dar total garantia.
O financiamento, estimado em cerca de 11 milhões de euros, estará praticamente garantido no âmbito de um protocolo envolvendo organismos públicos e empresas privadas.
Élio Maia lembrou que o projecto está na mente dos aveirenses há 50 anos, destacando "o trabalho notável desenvolvido nos últimos dois mandatos".