sexta-feira, março 24, 2006

Elio Maia voltaria a ganhar.


A grande maioria (84,9 por cento) dos eleitores de Aveiro voltaria a optar pelo candidato votado nas últimas eleições autárquicas, disputadas em Outubro do ano passado, que resultaram na vitória de Élio Maia em nome da coligação PSD/CDS-PP, noticia o Diário de Aveiro.

«Apenas 6,6 por cento admite que alteraria o seu sentido de voto, revela um estudo de opinião realizado pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do Instituto Português de Administração de Marketing (GEMEO/IPAM).

Por outro lado, o estudo encomendado pelo Diário de Aveiro revela que 63 por cento das pessoas depositam muita ou alguma confiança em Élio Maia para resolver os problemas do concelho; pouco mais de dez por cento adverte ter pouca ou nenhuma confiança no líder da autarquia.

Quanto à qualidade do trabalho da Câmara, 32,3 por cento dos inquiridos avaliam-na como positiva ou muito positiva e só 4,3 por cento como negativa ou muito negativa. «Nem positivo nem negativo» foi a opção escolhida por 28,3 por cento dos cidadãos, ao passo que 35 por cento não souberam fornecer nenhuma resposta.

O estudo do GEMEO/IPAM mostra ainda que a quase totalidade dos aveirenses inquiridos não consegue avaliar qual o vereador que melhor ou pior desempenhou o cargo. Ainda assim, com 13 respostas, Capão Filipe é aquele a quem é reconhecido o melhor trabalho.

Élio Maia é, por outro lado, o único autarca da Câmara de Aveiro largamente conhecido pelos cidadãos do concelho. A sondagem é bem demonstrativa quanto ao grau de desconhecimento dos inquiridos em relação aos políticos eleitos nas últimas eleições autárquicas.
Das 300 pessoas interrogadas entre 6 e 8 de Março passado, 180 (60 por cento) revelaram conhecer, de forma espontânea (isto é, sem ajudas dos inquiridores), o presidente da autarquia.


Muito menos conhecido é Miguel Capão Filipe (14,3 por cento), ainda assim como um índice de notoriedade bastante superior ao dos restantes vereadores. Carlos Santos, Jorge Greno, Pedro Ferreira (todos da maioria), Pedro Silva, Marília Martins, Nuno Marques Pereira ou Margarida Ferreira (do PS) são praticamente desconhecidos.
Quase 40 por cento dos interrogados não souberam mesmo citar o nome de nenhum autarca da Câmara de Aveiro.

Quando ajudados com a citação dos nomes (exercício que apura a notoriedade estimulada), os entrevistados reconheceram amplamente os nomes de Élio Maia (90,7 por cento) e Capão Filipe (79,3 por cento). Num patamar de notoriedade bem inferior aparecem Carlos Santos e Marília Martins, identificados por mais de um terço dos inquiridos.