terça-feira, março 28, 2006

"A mentira tem pernas curtas".

«Com Estado ou sem Estado, com secretário de Estado ou sem secretário de Estado, com muita ou pouca gente, a Pista de Remo de Cacia vai avançar», disse ontem o presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia.


A 13 deste mês, o edil anunciou que a obra para a construção da Pista de Remo no Rio Novo do Príncipe seria adjudicada nos próximos três meses, com a comparticipação do Estado em mais de 50 por cento (sendo o investimento global de 11 milhões de euros), mas este fim-de-semana o semanário Expresso noticiava que a recusa do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, em participar com cinco milhões de euros colocava em risco a sua construção.

Na sessão pública do Executivo de ontem, em Eixo, a discussão sobre a Pista de Remo subiu de tom, ao ponto do vereador Carlos Santos a considerar «desagradável». «Começo a ter dúvidas se estamos todos de alma e coração neste processo», desabafa o autarca.

Élio Maia recorda que o anúncio da adjudicação da obra feito no passado dia 13 se baseou em «contactos pessoais e documentos escritos assinados por entidades decentes» e não foi feito por mero acaso. Agora diz-se preocupado «quando alguém fala que não se trata de uma obrigação firme» – recorde-se que o anterior Executivo, de Alberto Souto, assinou um protocolo com o Estado, em que previa a comparticipação de 50 por cento da obra –, questionando-se o edil se será então «débil ou a meio-termo?».

Para já, Élio Maia deixa clara a intenção de reunir com Laurentino Dias em breve e espera que o documento assinado pelo anterior Executivo de Aveiro «não caia em desuso e seja respeitado».


A Mentira - é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela.